Google anunciou nesta terça, 27, uma série de novidades durante o Google For Brasil 2023.
Inteligência Artificial, educação e turismo são as principais áreas de investimento do Google neste ano, além de inauguração de escritório em São Paulo e novos cursos na área de marketing e engenharia. Foi também divulgado iniciativas no combate à desinformação e medidas em prol do meio ambiente.
A empresa informou ainda que vai apoiar desenvolvedores de games independentes da América Latina, com um fundo de até R$ 10 milhões. A série de anúncios foi realizada em evento em São Paulo, na manhã desta terça, 27. Foi divulgado que, apenas em 2022, o Google movimentou mais de R$ 153 bilhões no Brasil.
Google For Brasil 2023: Inteligência Artificial
O Google apresentou hoje as novidades em Inteligência Artificial para o Brasil, em um evento online transmitido pelo YouTube. Entre os destaques, estão a Visualização Imersiva para pontos turísticos e culturais, os alertas de desastres naturais e a educação com IA.
A Visualização Imersiva é um novo recurso do Google Maps que permite ver imagens em 3D de locais históricos e culturais em uma visão em 360°. O recurso já está disponível em Fortaleza, onde é possível explorar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Theatro José de Alencar e a Catedral Metropolitana. O Google pretende expandir a funcionalidade para outras cidades brasileiras em breve.
Outra novidade é o uso da IA do Google para detectar incêndios e inundações ribeirinhas, que são frequentes no Brasil. O Google vai enviar alertas para os usuários do Android que estiverem em áreas de risco, com informações sobre como se proteger e onde encontrar abrigos. O recurso já está em teste em algumas regiões do país.
Google For Brasil 2023: Turismo
O Google também anunciou uma parceria com a Embratur, a agência brasileira de promoção do turismo, para digitalizar e capacitar pequenas e médias empresas do setor. O objetivo é ajudar os empreendedores a se adaptarem ao cenário pós-pandemia, com ferramentas de marketing digital, gestão e vendas online. O Google também vai promover os destinos brasileiros no exterior, por meio do YouTube Shorts, uma plataforma de vídeos curtos que concorre com o TikTok.
Google For Brasil 2023: Educação
O Google apresentou um novo recurso de educação com Inteligência Artificial, que promete revolucionar as metodologias de ensino. Trata-se de uma série de exercícios do Google Sala de Aula, que usa IA para oferecer interatividade e aprendizado personalizado aos alunos. A ferramenta chegará ao Brasil no segundo semestre de 2023.
“Acreditamos que a IA transformará o ensino e liberará o potencial dos alunos e estamos comprometidos em ajudar a desenvolvê-la com responsabilidade. Ao olharmos para o futuro da educação, imaginamos a IA desempenhando um papel fundamental na construção de uma sala de aula onde o aprendizado é pessoal e os professores possuam o tempo de que precisam para fazer o que fazem de melhor - ensinar”, disse o head do Google for Education para a América do Sul, Alessandro Leal.
Com esse novo recurso, os professores poderão automatizar os processos e os alunos receberão feedback imediato.
Ampliando o acesso a pagamento
Os brasileiros que usam a Carteira do Google serão os primeiros no mundo a ter acesso a um novo recurso que permite pagamentos por meio de códigos QR. A novidade, que será lançada nos próximos meses, permite que qualquer dispositivo Android faça pagamentos digitais com cartões de crédito e débito com a câmera do telefone para escanear códigos dinâmicos em máquinas de pagamento.
Esse recurso foi pensado e desenvolvido para atender às necessidades de usuários de países como o Brasil, onde uma parcela significativa dos smartphones não possui nfc, tecnologia utilizada em meios de pagamento sem contato.
O recurso leva a segurança e a facilidade dos pagamentos digitais da Carteira do Google para mais pessoas.
Plus Codes expande endereços digitais nas favelas
Desde maio de 2022, o Plus Codes, projeto do Google que é integrado ao Google Maps, já criou mais de 14 mil endereços digitais totalmente gratuitos em áreas sem endereçamento formal no Brasil. A favela de Paraisópolis e a Favela dos Sonhos, ambas no estado de São Paulo, participaram do emplacamento inicial.
Agora, anunciamos a expansão do projeto renovando nossa parceria com a ONG Gerando Falcões e a startup de logística NaPorta para levar endereçamento digital para, pelo menos, mais 20 favelas até o final de 2023. Nos próximos anos, pretendemos levar o Plus Codes a mais 100 favelas brasileiras.
Comments