
A Microsoft disponibilizou a atualização 23H2 do Windows 11 com melhorias para suas ferramentas nativas de produtividade, mas o grande destaque é o lançamento de novos recursos de IA generativa que chegarão a vários aplicativos do sistema operacional, incluindo o Paint, Ferramenta de Captura, Fotos e Clipchamp (editor de vídeos).
Além do Copilot, novo assistente virtual do Windows baseado em um modelo de IA da Microsoft, o sistema operacional será empoderado com várias ferramentas capazes de gerar e editar imagens, reconhecer textos e até mesmo facilitar a produção de vídeos.
Conheça a seguir todas as novas funções de inteligência artificial do Windows 11:
COCREATOR NO PAINT

Baseado no modelo de inteligência artificial DALL-E da OpenAI, o Cocreator é um novo recurso do Paint que permite gerar imagens a partir de um comando de texto.
O Cocreator permite descrever uma imagem que o usuário gostaria de criar, fornecendo detalhes — como tipos de personagens, cores, ambientes e texturas — e selecionando um estilo de arte desejado, seja realista ou caricato. Em seguida, a inteligência artificial tentará gerar imagens com base nas características descritas.

Para utilizar, é preciso clicar no botão “Cocreator” na barra de ferramentas do Paint e se registrar com uma conta da Microsoft, uma vez que o serviço requer o uso da nuvem da empresa. Caso o usuário seja elegível para utilizar a ferramenta, ele receberá 50 créditos. Cada imagem gerada “custa” um crédito.
Por ora, a ferramenta está disponível somente nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Austrália, Canadá, Itália e Alemanha. Há uma “lista de espera” para usar o Cocreator, portanto, é necessário acessar o painel lateral e se registrar com uma conta da Microsoft. Um e-mail será enviado para informar quando o usuário poderá começar a usar o recurso.
DESFOQUE DE FUNDO

Usuários também poderão experimentar um novo recurso de inteligência artificial no aplicativo “Fotos” do Windows 11. Agora, além de facilitar a busca por imagens armazenadas na nuvem, o programa terá uma opção para adicionar desfoque de fundo em imagens.
CRIAÇÃO INTELIGENTE DE VIDEOS

A partir da versão 23H2 do Windows 11, usuários poderão encontrar sugestões inteligentes para criar vídeos no Clipchamp. Agora, o editor de vídeos pode gerar apresentações de slides e vídeos curtos em Full HD (1080p) automaticamente — tudo com base nas fotos e vídeos que o usuário adiciona ao projeto de vídeo.
Ao se registrar no Clipchamp, basta clicar no botão “Criar um vídeo com IA”. A página exibirá quatro passos para criar um vídeo simples utilizando a tecnologia, começando por um título que descreva o vídeo, e então, adicionando mídias que irão compor o material. Após isso, é possível escolher o estilo e tempo de duração que deseja para o clipe.
A maioria dos recursos do editor de vídeos são gratuitos, mas também é possível pagar pela sua assinatura que garante acesso à geração de vídeos em 4K e outros benefícios. Todas as novidades podem ser encontradas na versão 23H2 do Windows 11, e como mencionado, a disponibilidade pode variar de acordo com a região.
Comments